O que aprendemos com a Alemanha durante a Copa.

Hoje, pela primeira vez, vou falar de futebol!

Acabou a Copa. Apostei lá no começo: Alemanhã campeã, e foi. Esse resultado nos ensina muita coisa além de um impedimento único na história do futebol de que nossos eternos rivais hermanos ganhem a Copa na nossa casa, pátria amada Brasil. O resultado, por um lado concreto, explica muita coisa sobre contrastes economicos, políticos e psicológicos com a vitória de um país que possui números elevados em índices mundiais dentro de um país em desenvolvimento e ascenção que se encontra em extremo descontrole emocional, desorganizado economicamente e sem base política.

A Alemanha pode nos ensinar sobre educação e como o carisma de um povo bem educado, que reconhece forças e fraquezas dos rivias, pode ser um grande aliado para somar forças e suprir espaços vazios quando se está longe de casa. A seleção alemã se divertiu muito no Brasil e fez questão de deixar isso bem claro em textos, fotos e vídeos divulgados contantemente nas redes sociais dos jogadores e a equipe técnica fez questão de aprender umas palavrinhas em português pra agradecer ao nosso país pela recepção no fim de tudo. Sem contar na incrível jogada de marketing da segunda camisa da seleção alemã com uma singela e escrachada homenagem ao clube que possui a maior torcida do Brasil: o Flamengo. A camisa, que ficou conhecida como “Flalemanha”, deu tão certo que no jogo BrasilxAlemanha tinha muito flamenguista torcendo pela Alemanha.

A Alemanha pode nos ensinar sobre respeito e sobre a importância de saber até onde chega o seu limite e onde começa o do outro. Foram inúmeras as situações que vimos os jogadores da Alemanha consolando postiviamente os adversários derrotados e inúmeras as demonstrações de respeito ao rival afinal das contas, futebol não é guerra. Futebol é um esporte positivo em que une o planeta inteiro por um só motivo, libera o preconceito e abraça a derrota como uma dor que é preciso ser superada para seguir adiante. A derrota no futebol é difícil, doloroso e triste, o coração aperta e o sorriso desaparece. Atitudes de respeito ao rival é essencial para que o real conceito de futebol seja aplicado sobre nós.

A Alemanha doou para o Estado da Bahia o hotel em que estavam hospedados em Cabralia, construído pela Mercedes Benz especialmente para hospedar a seleção na ocasião da Copa do Mundo, com a finalidade de se transformar em uma escola pública na região. Isso mostra que podemos aprender com a Alemanha sobre ser cidadão do mundo e não do somente do seu próprio país afinal compartilhamos o mesmo planeta e o desenvolvimento dos estados é importante para o desenvolvimento do ser humano, de forma geral.

Acho que a Alemanha superou, finalmente, o trauma da II Guerra Mundial que envergonhava toda uma nação da sua bandeira. Acredito que hoje o povo alemão se redime através da sua postura extremamente correta diante do mundo e, finalmente, desfilam com a bandeira vermelha, amarela e preta sem amarras e sem preconceitos passados de uma história rica de acontecimentos que marcaram alguma gerações no país que hoje é tetra campeão mundial de futebol. Merecida a vitória, não só por conta da seleção estrategicamente muito bem organizada, mas também pelo povo que merece ter orgulho da sua bandeira.

FiFA World Cup 2014 Results 1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s